Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Nano-Clusters de Prata Podem Impedir que as Células de Cancro se Reproduzam

blank

blank


O relatório denotícias do Silver Institute de junho de 2021,além de trazer informações sobre o uso da prata no setor de eletrónicos (aqui e aqui),também apresentou informações sobre o uso do metal na medição da performanceatlética, na agricultura, na prevenção do cancro/câncer e sobre os poderesantibacterianos do metal.


– A Prata naMedição da Performance Atlética


Segundo GeorgeSun, CEO da Nextiles (uma empresa que que tem parceria com equipas desportivas para coletar eanalisar dados sobre os movimentos corporais), a prata é uma parte vital dostecidos usados em têxteis de medição de desempenho desportivo por causa da altacondutividade do metal e propriedades antibacterianas.


O relatório citacomo exemplo um clube de beisebol, que pode querer saber como ajudar um jogadora se tornar um batedor mais eficiente. O atleta usaria uma camisa com sensoresque detetam todos os movimentos e os funcionários da Nextiles iriam coletar eanalisar os dados. O clube poderia usar esta informação para alterar a posturado batedor, o swing e outros movimentos, incluindo micro movimentos que sãodifíceis de ver a olho nu.


A prata é idealpara uso em fios e sensores devido à sua resistência extremamente baixa àeletricidade. “Se eu usar um metro de fio prateado, qual é a resistência ou condutânciadesse comprimento de um metro?” Disse Sun ao Silver News. “Estamos a medirpontos decimais de mudanças de tensão e corrente.”


Sun tambémafirmou que “A prata tem sido ótima porque tem flexibilidade, retém sua cor epossui propriedades antimicrobianas.” […] “O suor é uma mistura de sais efluidos corporais que penetram em nossas roupas. Não temos qualquer preocupaçãocom o cheiro ou acúmulo de fungos bacterianos. Este tem sido um recurso muitopopular…”, acrescentou.


– O Uso da Pratano Fortalecimento das Plantas e Safras


A Hortus SuppliesInternational (umaempresa holandesa que fornece fertilizantes, produtos químicos, produtosnaturais, máquinas e outras necessidades dos plantadores) está a vendervestígios, incluindo nanopartículas de prata, a agricultores para ajudá-los acultivar safras melhores e mais resistentes.


“Vestígiosfortalecem as plantas, tornando-as mais fortes, proporcionando uma estruturamelhor e produzindo um maior rendimento por metro quadrado”, disse FrankCombee, gerente de vendas na Hortus Supplies International. Os vestígios sãoproduzidos pela B+H Solutions GmbH,uma empresa alemã que vende produtos agrícolas sustentáveis.


O relatóriomenciona que os funcionários da Hortus observaram que os nano-vestígios sãopequenos nutrientes que são facilmente absorvidos pelos capilares das plantas.Isto torna a absorção de nutrientes como ferro, cálcio, cobre e prata muito eficaz.A boa absorção destas substâncias torna as plantas mais resistentes.

 

“A pratafortalece os capilares”, disse Combee. “No cultivo de vegetais, a principalrazão para trabalhar com nossos nano-vestígios é que eles proporcionam melhorsaúde às plantas. Em plantas ornamentais, as principais razões para a aplicaçãode nossos nano-vestígios são melhor crescimento da planta, maior rendimento emaior vida útil…”, acrescentou.


Veja neste vídeo como osvestígios produzem plantas e vegetais mais saudáveis.


– Estudo Pode Levara uma Melhor Compreensão dos Poderes Antibacterianos da Prata


Uma equipa depesquisa da Itália, Estados Unidos e Cingapura aprendeu algo inteiramente novosobre como a prata reage às bactérias, contribuindo para uma melhor compreensãosobre como a prata mata os germes.


Os estudosmostram que, ao contrário do pensamento atual, a prata realmente muda sua estrutura,pois destrói a estrutura de uma célula de bactéria. Os pesquisadores descobriramque durante as interações com a bactéria E. coli, algumas das nanopartículas deprata se dissolvem no ambiente e se espalham como íons antes de chegarem aos micróbios.À medida que se dissolvem, a forma da prata muda de triangular para mais arredondada.


“Parece, segundoeste estudo, que a prata é ‘consumida’ a partir da interação”, disse GuglielmoLanzani, um dos autores do artigo e diretor do Centro de Nanociência e Tecnologiado IIT-Istituto di Tecnologia, citado em Science Daily. Ele acrescentou que estamudança não afeta as propriedades biocidas da partícula de prata, mas afetasuas propriedades óticas.


O relatóriomenciona que o grupo tem planeado novos experimentos para entender por que aprata funciona melhor do que outros materiais contra bactérias e por que asmembranas bacterianas são particularmente vulneráveis à prata, enquanto outrascélulas – como as que constituem os mamíferos – permanecem menos afetadas.


O estudopublicado no journal Chemical Physics Reviews, afirma: “No entanto, nósreconhecemos que uma falta de uma compreensão física fundamental dificulta aprevisão do comportamento do material após a contaminação com bactérias. Portanto,este estudo ilustra oportunidades de pesquisas inovadoras no campo da biofísica.”


– Nano-Clustersde Prata Podem Impedir que as Células de Cancro/Câncer se Reproduzam


Os nano-clustersde prata interrompem a replicação do DNA, ligando-se diretamente a uma proteínaque permite a replicação dos filamentos de DNA. Sem esta replicação, as célulasnão podem crescer, dando aos cientistas uma nova maneira de olhar para osmétodos para reduzir o cancro/câncer mortal em pacientes.


A investigação está a ser conduzida por pesquisadoresno Institute for Cancer Genetics na Columbia University Vagelos College ofPhysicians and Surgeons e Herbert Irving Comprehensive Cancer Center.


Os cientistasdescobriram que outros materiais de prata, incluindo nanopartículas de prata eíons de prata, não afetaram a replicação do DNA.


Embora sejacomprovado que os íons de prata podem matar células de bactérias,principalmente fazendo com que as paredes celulares se desintegrem,”parece que há algo inerente à geometria dos nano-clusters de prata queestá a impedir a replicação do DNA”, disse Jean Gautier, professor de genéticae desenvolvimento no Institute for Cancer Genetics. Embora o trabalho possalançar luz sobre como as células cancerosas se replicam, também pode ajudar nacompreensão de como as moléculas de DNA, em geral, replicam-se, o que podelevar a novas descobertas na ciência genética.

 

Conclusão


A prata, assim como o ouro, possui diversos usos não monetários (não só no setor de eletrónicos) quereforçam o seu uso como dinheiro e reserva de valor.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.