Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Os Usos não Monetários do Ouro

blank

blank

 

O ouro foi o meio mais utilizado comodinheiro ao longo da história. É de fácil divisão, escasso, e desejável como umproduto, devido às suas utilidades. A combinação destes fatores faz do ouro umareserva de valor. James Rickards, em seu livro The New Case for Gold,nas páginas 32-33, afirma que o ouro é o único elemento que possui todas ascaracterísticas físicas requisitadas para ser uma reserva de valor – escassez,maleabilidade, inércia, durabilidade e uniformidade.


Os meios utilizados como moeda além de ouroe prata, como o sal, possuíam, previamente, alguma utilidade. O poder de compra da moeda é explicado pelo Teorema da Regressão de Ludwig von Mises. Épossívelrastrear o poder de compra dodinheiro até ao ponto em que a economia saiu do estado de escambo. O ouro, porexemplo, é valorizado devido a seu valor intrínseco antes de tornar-se um meiode troca comum (pois possui utilidades que eram valorizadas pelos indivíduos).Portanto,uma teoria que expliquesatisfatoriamente o valor de mercado do ouro deve reconstruir retroativamentesua evolução até o ponto em que o ouro não era um meio de troca.


Portanto, o ouro possui valor monetário,não apenas pela sua escassez e propriedades físicas, mas, também, pelas suasutilidades no mundo real que são valorizadas pelos indivíduos. Assim, todas osmeios utilizados como moeda ao longo da história possuíam alguma utilidade nãomonetária. Com exceção das moedas fiduciárias de curso forçado (as moedas dosgovernos), pois, como o próprio nome diz, são utilizadas pelos indivíduos àforça.   


Eis algumas das principais utilidades doouro,que reforçam o seu valor monetário:


Joias: Devido àsua beleza e maleabilidade, o ouro é usado como joias há milhares de anos. Éperfeito para joias pois não reage à umidade. Isto significa que não enferrujaou mancha. O ouro também se mistura bens a outros metais, permitindo que asjoias atinjam diversas cores e intensidades. Em 2019, mais de 2100 toneladas deouro foram usadas para joias.


Odontologia: Oouro é usado nesta área há cerca de 4000 anos. É perfeito para aplicaçõesdentárias porque é durável, não corrói, e não é tóxico ao corpo. O ouro é usadopara obturações, preenchimento de dentes danificados, além de preservação dacapacidade de mastigação e da estrutura facial. O uso do ouro na odontologiadiminuiu significativamente desde a década de 1970, devido ao aumento de seupreço, mas houve algum aumento do seu uso nos últimos anos, devido apreocupações com a toxicidade de longo prazo de outros materiais. 13 toneladas de ouro foram utilizados pelaodontologia em 2019.

Medicina: O ouro temsido cada vez mais utilizado em aplicações medicinais. Nanopartículas de ourosão um excelente meio para direcionar medicações a partes do corpo muitoespecíficas. O ouro também é útil em exames e imagens médicas. Por exemplo, pesquisadoresda Universidade de Queensland desenvolveram um teste de cancro/câncer universalusando nanopartículas de ouro que dura apenas 10 minutos e que requer nada maisque um telemóvel/celular. Nanopartículas de ouro também são usadas em testes diagnósticospara malária, HIV-AIDS, hepatite, doença do sono e sífilis em países em desenvolvimentoao redor do globo. Alguns dos avanços médicos recentes que utilizaram ouroparecem ficção científica. Em 2018, um grupo de pesquisadores chineses anunciouque foi capaz de parcialmente restaurar a visão de ratos cegos ao substituir seus fotorreceptores (estruturas sensoriais dentro do olho querespondem à luz) deteriorados por nano-fios feitos de ouro e titânio.


Eletrónicos: Oouro é um excelente condutor e é amplamente usado em eletrónicos. Muitostelemóveis têm ouro dentro, assim como computadores. Diversos outros aparelhoseletrónicos também utilizam ouro para conduzir eletricidade. O ouro é caro, masa demanda por confiabilidade supera o custo. Em 2019, 262 toneladas de ouro foramusados na fabricação de produtos eletrónicos.


Setor Aeroespacial: O ouro é usado para refletir calor e radiação em aeronaves, navesespaciais e até mesmo nos visores dos capacetes dos astronautas. Os espelhos doJames Webb Space Telescope (JWST), com lançamento previsto para o espaço em 2021, usam ouro. Funcionáriosda NASA dizem que o telescópio permitirá aos cientistas “olhar para trás notempo para observar as primeiras galáxias que se formaram no início do universo”.E graças ao seu espelho dourado e ao sistema de câmera incrivelmente sensível,é possível que nos permita detetar vida alienígena no espaço.  O ouro também é um lubrificante mecânicoessencial em naves espaciais. Devido à sua baixa resistência ao cisalhamento,os lubrificantes à base de ouro podem suportar intensa radiação solar de talforma que os lubrificantes orgânicos tradicionais não podem.


Técnicas Decorativase Folhas de Ouro: O ouro é o mais maleável de todos os metais, o que faz comque seja o mais resistente a corrosão e, portanto, muito adequado para revestiredifícios. Folhas de ouro podem ser reduzidas a uma espessura incrivelmentefina de 3 milionésimos de polegada. As cúpulas de várias capitais estaduais dosEUA são cobertas com ouro. Você também encontra o metal adornando muitasigrejas e outros edifícios ao redor do mundo. A folha de ouro também é usada naarte há séculos.


Cosméticos: Oouro é usado em produtos cosméticos que variam de cremes para a pele ehidratantes a protetores labiais. Alguns afirmam que o metal amarelo podemelhorar o tom e a elasticidade da pele e que possui propriedades de antienvelhecimento.

Alimentos eBebidas: Não é o uso mais prático para ouro, mas é popular como guarnição emalimentos e bebidas. O ouro não tem sabor, não é tóxico e passa direto pelocorpo. Muitos chefs usam ouro como uma forma de tornar seus pratos um pouco maisextravagantes. O ouro tem sido usado em tudo, desde bifes a asas de frango. Háaté uma cerveja com ouro.


Impressão: Atinta dourada está se tornando cada vez mais popular na indústria de impressão.Não apenas adiciona um toque brilhante ao material impresso, mas também podeser usada para produzir fotos duradouras de alta qualidade. O ouro também estáse tornando um material popular para impressão 3-D.


Premiações:Atletas olímpicos competem por medalhas de ouro. Músicos anseiam por aqueledisco de ouro. O troféu pelo qual os times de futebol competem na Copa do Mundoé formado por ouro maciço de 18 quilates e pesa mais de 4989 gramas. O valor doouro em si chega a mais de 100 mil dólares americanos, mas o valor estimado dotroféu é de mais de 20 milhões de dólares americanos.


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.