Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Mercado de Ouro Indiano Volta a Ganhar Força

blank

blank


A Índia é o segundo maior consumidor deouro do mundo, perdendo apenas para a China.Entretanto, o mercado de ouro na índia enfraqueceu nos últimos dois anos, comqueda significativa da demanda, sobretudo por joias. Mas, mesmo antes dapandemia, os preços recordes do ouro em rúpia e a política do governo foramfatores negativos. Entretanto, recentemente, o mercado do metal amarelo naÍndia parece estar a recuperar força,com a crescente demanda no retalho/varejo e um aumento nas importações de ouro.


As importações oficiais de ouro pela Índiatotalizaram 72.3 toneladas em julho. Isto foi mais do que o dobro das 29.7toneladas importadas em julho de 2020. Mês a mês, as importações de ouroaumentaram 357.6%, de apenas 15.8 toneladas em junho.


Um analista do WorldGold Council (WGC) afirmou: “A correção no preço doouro durante o mês reavivou a demanda de retalho/varejo na Índia e isto podecriar um vento favorável para as importações de ouro.”


Com o surto de COVID-19 abrandando e aeconomia voltando a abrir, a demanda do retalho/varejo por ouro subiu em julho,o que ajudou a impulsionar o aumento das importações.


Os estados indianos começaram a relaxar asmedidas restritivas em meados de junho. As compras de casamento ajudaram aimpulsionar a forte demanda no início de julho. A demanda diminuiu um pouco nofinal do mês, principalmente devido à falta de datas de casamento.


De acordo com o WGC, a demanda do varejodeve permanecer alta em agosto. Houve uma correção de 2.4% no preço do ourodoméstico em 9 de agosto, o que criou uma boa oportunidade de compra. Festivaiscomo Raksha Bandhan e Onam podem impulsionar ainda mais a demanda do retalho/varejo.


O banco central indiano continuouadicionando ouro às suas reservas em julho, comprando 5.6 toneladas. Isto seseguiu a uma compra de 9.4 toneladas em junho.A Índia adicionou 34.5 toneladas de ouro desde o início do ano.


O clima também deve ser favorável ao ouro. Asmonções aumentaram novamente com precipitação acumulada entre junho e julho 1%acima da média de longo período. Uma boa estação de monções normalmentesignifica uma boa estação de plantio para os agricultores, que também demandamouro.


Os indianos tradicionalmente compram emantêm ouro. No total, as famílias indianas possuem cerca de 25 mil toneladasde ouro. E este número pode ser maior devido ao grande mercado negro do país.Os indianos também valorizam o ouro como uma reserva, especialmente nas regiõesrurais pobres. 2/3 da demanda de ouro da Índia vêm destas áreas. No geral, 87%das famílias no país possuem alguma quantidade do metal amarelo. Mesmo asfamílias com níveis de renda mais baixos na Índia possuem algum ouro.


O ouro também serviu como recurso desalvação para muitos indianos durante a pandemia. Este artigo mostra o exemplo de um homem, Paul Fernandes, que, quando os lockdownscomeçaram, fez um empréstimo usando ouro como garantia para pagar aeducação de seus filhos, depois que perdeu o emprego em um navio de cruzeiro. Edepois passou para a venda de joias de ouro para pagar as despesas. Ele disse àBloomberg que a venda de ouro o impede de assumir mais dívidas. “Vender minhasjoias significa que não sou obrigado a pagar alguém com juros adicionais.”

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.