Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Plano para Conectar Redes de Energia Solar pode Aumentar a Demanda de Prata

blank

blank


Recentemente, a Austrália, França, Índia, EUAe Reino Unido anunciaram o lançamento da iniciativa “One Sun, One World,On-Grid” (On-Grid refere-se a sistemas fotovoltaicos conectados à rede), que tem o objetivo de conectar redes de energia solar além das fronteirasdos países. Este pode ser mais um fator de aumento de demanda por prata, além do setoresde automóveis, eletrónicos e medicina.


A Índia apresentou pela primeira vez aideia de conectar redes de energia solar durante a International Solar Alliance em 2018. O plano ajudaria a aliviar osproblemas de confiabilidade na produção de energia solar, já que as usinassolares não produzem energia à noite e os dias nublados limitam a geração deeletricidade. Segundo o Indian Express, uma rede transnacional permitiria aos países obter energia solar de regiõesonde é dia para atender às suas necessidades de energia, mesmo quando suaprópria capacidade solar não está a gerar energia.


A energia solar atualmente representa cercade 11% da demanda industrial de prata. No ano passado, a indústria consumiu 101milhões de onças (Moz) do metal. Analistas da Heraeus disseram que a geração deenergia solar deve estabelecer novos recordes neste ano e no próximo, e ademanda por prata aumentará para cerca de 140 Moz em 2022.


De acordo com o relatório publicado peloSilver Institute em junho de 2020, a geração de energia solar deve praticamente dobrar até 2025.


A prata é o segundo componente mais carodos painéis solares. Por isto, os fabricantes tentam limitar a quantidade deprata que usam (processo conhecido como thrifting). Os analistas da Hebreus,porém, afirmam que há limites para o thrifting:


“Embora se espere que o thrifting continue areduzir o conteúdo de prata dos painéis solares, há um limite de quanto podeser removido antes que as perdas de eficiência superem os benefícios de custo.”


A prata possui a resistência elétrica maisbaixa entre todos os metais em temperaturas padrão. De acordo com um relatóriodo Saxo Bank no ano passado, “metais substitutos potenciais não podem seigualar à prata em termos de produção de energia por painel solar. Além disto,devido a obstáculos técnicos, os painéis solares que não usam prata tendem aser menos confiáveis e têm uma vida útil mais curta, apresentando problemassérios para seu amplo desenvolvimento comercial ”.


Em termos de oferta, a produção dasmineradoras de prata sofreu uma queda de 5.9% em 2020, para 784.4 Moz. Embora esta grande queda tenha ocorrido principalmente devido ao fechamentode mineradoras durante a pandemia, 2020 foi o quarto ano consecutivo de queda damineração de prata.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.