Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Défice Orçamentário da Zona Euro Atinge 6.9% do PIB no Segundo Trimestre de 2021

blank

blank


Segundo os dados da Eurostat, no segundo trimestre de 2021, o rácio dos défices orçamentários dos governos emrelação ao PIB corrigido situou-se em 6.9% na zona euro e 6.3% na UE. Foramobservadas reduções em relação ao primeiro trimestre de 2021, mas o déficepermanece em um patamar elevado. O rácio entre o défice e o PIB diminuiuprincipalmente devido a um PIB mais elevado (nota: o que não necessariamentesignifica uma melhoria da atividade económica; veja o porquê aqui e aqui), enquanto as despesas e as receitas aumentaram em termos absolutos emcomparação ao primeiro trimestre de 2021. A receita total e a despesa totalcontinuaram a ser influenciadas pelas respostas de política à pandemia COVID-19(nota: o que, na verdade, prejudica e enfraquece a economia ainda mais; ver aqui, aqui e aqui). No segundo trimestre de 2021, a maioria dos membros da UE  continuou a registar um défice orçamental.


Figura 1 – Receitas, Despesas eSuperávits/Défices (Ajustados) na Zona Euro e na UE

blank

Surplus/Deficit (Superávit/Défice); TotalRevenue (Receitas Totais); Total Expenditure (Despesas Totais); Q1, Q2, Q3, Q4(1º, 2º, 3º e 4º Trimestre); p (Dados Provisórios).

Fonte: Eurostat.


No segundo trimestre de 2021, as receitastotais dos membros da zona euro chegaram a 46.2% do PIB, uma diminuição emcomparação aos 46.7% do PIB no primeiro trimestre de 2021. As receitas totaiscorrigidas na zona euro aumentaram cerca de € 17 mil milhões em comparação aoprimeiro trimestre de 2021. A despesa pública total na zona euro situou-se em53.1% do PIB, uma diminuição em relação aos 53.8% do PIB no trimestre anterior.A despesa pública total corrigida aumentou cerca de € 15 mil milhões emcomparação ao primeiro trimestre de 2021.


Na UE, a receita total dos governos foi de46% do PIB no segundo trimestre de 2021, uma diminuição em comparação aos 46.4%no primeiro trimestre de 2021. A despesa total dos membros da UE foi de 52.3%do PIB, uma diminuição em comparação aos 52.9% do PIB no trimestre anterior.


Figura 2 – Superávit/Défice Orçamentáriodos Governos da UE e da Zona Euro (2006-2021)

blank

Linha em Azul Escuro (UE); Linha em Azul Claro (Zona Euro).

Fonte: Eurostat.


Figura 3 –  Superávit/Défice Orçamentário dos Governos daUE e da Zona Euro (Ajustados)

blank

Coluna da Esquerda (em % do PIB); Coluna daDireita (Mudança em Relação ao Trimestre Anterior em % do PIB); : (Confidencial ou Estimativa da Eurostat); p (Dados Provisórios).

Nota: A Suíça (a última da lista) não fazparte da UE.

Fonte: Eurostat.



André Marques 

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.