Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Banco Central da Polónia Pretende Adicionar 100 Toneladas de Ouro às Suas Reservas em 2022

blank

blank


Em uma recenteentrevista, Adam Glapiński, o presidente do bancocentral da Polónia, afirmou que o banco pretende adicionar 100 toneladas deouro às suas reservas em 2022, o que já havia sinalizado há alguns meses.


Durante aprimeira metade de 2019, o banco central da Polónia adicionou mais de 100toneladas de ouro, quase a dobrar suas reservas.


Atualmente, oBanco Central da Polónia detém cerca de 230 toneladas de ouro. É o 23º país domundo com mais reservas de ouro, que representa cerca de 6.5% dos ativos totaisdo Banco da Polónia (semelhante à percentagem de ouro detida pelos EUA e pela Alemanha).


De acordo com Glapiński:


“O ouro manteráseu valor mesmo quando alguém cortar a energia do sistema financeiro global,destruindo ativos tradicionais com base em registros contábeis eletrónicos.Claro, não presumimos que isto acontecerá. Mas, como diz o ditado, ‘O prevenidoé sempre assegurado’. E o banco central deve estar preparado até mesmo para ascircunstâncias mais desfavoráveis. É por isto que vemos um lugar especial parao ouro em nosso processo de gestão de câmbio.”


Ele tambémmenciona as vantagens do ouro como um ativo monetário:


“… o ouro estálivre de risco de crédito e não pode ser desvalorizado pela política económicade nenhum país. Além disto, é extremamente durável, virtualmente indestrutível.”


E menciona a funçãode redução de risco:


“O ouro écaracterizado por uma correlação relativamente baixa com as principais classesde ativos – especialmente o dólar americano, que é predominante na carteira dereservas do NBP (Banco Nacional da Polónia) – o que significa que incluir ouronas reservas reduz o risco financeiro no processo de investi-las.”


A compra de ouropelos bancos centrais globalmente atingiu 393 toneladas no final do terceirotrimestre deste ano. Os bancos centrais já compraram maisouro este ano do que em todo o ano de 2020 (255 toneladas).

 


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.