Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Banco Central da Irlanda Adiciona Ouro às suas Reservas pela Primeira Vez desde 2009

blank

blank


Depois de o bancocentral de Cingapura aumentar suas reservas de ouro pela primeira vez desde2000, o banco central da Irlanda entra nafila dos bancos centrais que estão a adicionar ouro às suas reservas.


O Banco Centralda Irlanda adicionou duas toneladas de ouro às suas reservas nos últimos meses. Esta foi a primeira comprade ouro pelo banco central irlandês desde 2009.


Funcionários dobanco central não quiseram comentar sobre a compra de ouro, dizendo apenas queas transações de ouro “são comercialmente sensíveis e nenhum outrocomentário pode ser feito neste momento.” Porém, é possível que o BancoCentral da Irlanda esteja a aumentar suas reservas de ouro devido a preocupaçõescom a inflação de preços. Gabriel Makhlouf, o presidente do banco central,disse, no mês passado, estar “preocupado” com o aumento da inflação de preços:


“Estou muito,muito consciente de que a inflação hoje está a impactar as famílias em todo opaís. Não é tanto uma questão de quanto tempo isto vai durar antes de eucomeçar a me preocupar. É mais uma questão de que se eu vir evidências de queos bloqueios não estão a ser corrigidos, ou que coisas diferentes não estão a acontecer,então vou começar a me preocupar. Mas estou preocupado hoje.”


A inflação depreços da zona euro atingiu 4.1% em outubro de 2021. A Irlanda, por sua vez,encontra-se com inflação de preços anual de 5.1%, após um aumento do M2 decerca de 240 trilhões de euros no final de 2019 para quase 322 trilhões deeuros em outubro de 2021 (34% de aumento em dois anos).


Figura 1 –Inflação de Preços da Irlanda (DEZ 2020-OUT2021)

blank

Fonte: TradingEconomics – Elaboração Própria.


Figura 2 – M2 daIrlanda (2017-2021)

blank

Fonte: TradingEconomics – Elaboração Própria.


A Irlanda foi umdos países da zona euro que mais diminuiu sua dívida em relação ao PIB e os gastos públicos em relação ao PIB após acrise do euro de 2011 . É um dos países com menos regulações e menores impostosda zona euro. Além disto, é o 5º país mais economicamente livre do mundo,segundo o Índice de Liberdade Económica do Heritage Foundation.

 


AndréMarques 

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.